fbpx

Maravilhoso segredo das grutas e algares

O Algarve é famoso em todo o mundo pelas suas praias. Os extensos areais ou as praias encalhadas entre as arribas fazem postais que correm mundo. Mas a costa algarvia esconde outras belezas sem igual, algumas só acessíveis de barco. São as grutas e algares que tanto deixam nos deixam verdadeiramente encantados.

Quando falamos em grutas e algares, a imagem mais rápida que nos vem à memória é Benagil. A gruta do Carvoeiro é uma das mais famosas do Algarve. Eleita um dos locais mais bonitos do mundo, também já foi considerada uma das maravilhas que o mundo nunca viu ou uma das praias que ninguém acredita que existem e as suas fotografias são das mais partilhadas pelo mundo fora. Mas esta é apenas uma.

Os algares são poços naturais que estabelecem ligação entre a superfície e uma rede de galerias e grutas subterrâneas em comunicação direta com o mar aberto. A erosão marítima e da chuva cavam na rocha diferentes formas, numa ação contínua que já acontece milhares de anos.

Típicas das arribas do Barlavento Algarvio, as grutas e algares fazem da natureza um espectáculo ainda maior, como as que existem na Ponta da Piedade, na Praia do Carvalho ou na Praia da Marinha. Outras há com nomes que denunciam a beleza que ali se pode encontrar, como o algar dos Dois Olhos ou a gruta do Coração. Ou melhor ainda, a gruta do Paraíso.

Para lá chegar e melhor compreender a beleza de que estamos a falar, a melhor opção é o barco e há diversas empresas turísticas que fazem visitas guiadas. Entre a bordo, retenha a respiração e deixe-se encantar por estas formações naturais.

Leave a comment

X