fbpx

Uma das riquezas do Algarve está no céu

Além da praia e da natureza do Algarve, há uma riqueza que vem do céu: as aves. Com a presença de 250 espécies regulares ao longo de todo o ano, a região regista a maior riqueza de avifauna do País. Mas é também a zona de Portugal continental com maior avistamento de aves raras. O Algarve é ideal para a observação de aves e já começamos a perceber porquê.

Por aqui acontece também a maior ocorrência anual de aves raras oriundas de África, Norte da Europa e Norte da América. Por exemplo, Sagres é durante o período outonal o maior corredor de aves de rapina, como abutres, falcões ou águas, entre as dezenas de espécies identificadas.

Os contrastes paisagísticos da região contribuem para proporcionar uma riqueza avifauna tão variada. Habitats naturais como estuários, lagoas costeiras, caniçais, florestas de sobreiro, serras, praia, mar, escarpas, zonas agrícolas ou matagais, entre outros, favorecem o estabelecimento de diversas espécies. E de todo o território algarvio, 40% é área protegida.

A importância da avifauna na região é comprovada pelas 10 Zonas Importantes para Aves, identificadas internacionalmente como IBA’S. Dezenas de espécies diferentes podem ser avistadas nas zonas do Baixo Guadiana, Sapal de Castro Marim, Ria Formosa, Lagoas Costeiras, Lagos dos Salgados, Estuário do Arade e Ria de Alvor, Península de Sagres, Serra de Monchique, Serra do Caldeirão e Costa Algarvia.

Já foram contabilizadas cerca de 400 espécies, mas o número tende a aumentar, tal como a curiosidade de ‘birdwatchers’, ou observadores de aves, na região. Escolheram aqui viver pegas-azuis, cotovias escuras, melros-azuis, calhandrinha-das-marismas, andorinha das rochas, flamingos ou rabirruivos. Outros vêm para fazer o ninho, como garças, patos e rapinas. E outras são autênticas raridades que se podem encontrar por cá: falcão da rainha, galeirão-de-crista, gaivota de bico fino, ferreirinha-alpina ou petinha de Richard.

Pode não as conhecer pelo nome ou nem saber identificá-las, mas elas andam por aí. E se quiser ficar a saber mais sobre as aves que tanto apreciam o Algarve pode consultar o Guia de Observação de Aves.

Leave a comment

X