fbpx

Turismo a caminho do melhor ano de sempre

O turismo no Algarve está a caminho do melhor ano de sempre. De janeiro a julho deste ano, o setor hoteleiro registou um crescimento de 7,3% no número de dormidas em comparação com igual período de 2016, o que significa um total de 10,7 milhões de pernoitas.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e consolidam a região como “destino nacional líder em número de dormidas”. A reforçar este título estão as dormidas registadas em julho que foram cerca de 2,8 milhões, o que representa um aumento de 3,8% face ao mês homólogo ou 100 mil dormidas adicionais.

Neste mês, o Algarve ultrapassou pela primeira vez os dois milhões de dormidas de estrangeiros, o que representa uma subida de 4,4% face a 2016. No cômputo geral dos primeiros sete meses do ano, os não residentes são responsáveis por 8,7 milhões de dormidas, um acréscimo de 8,5%.

E também os portugueses são responsáveis pelo bom ano de turismo. Em julho foram mais 730 mil dormidas, num aumento de 2,3%, e de janeiro a julho superaram os dois milhões de dormidas, o que representa uma subida de 2,7%.

Mais dormidas são sinónimo de mais proveitos, que em julho ultrapassaram os 181 milhões de euros, mais 11,2% que no mesmo mês de 2016. Nos primeiros sete meses do ano, os proveitos subiram 15,1%, isto é, 542 milhões de euros.

Estes números levam a Região de Turismo do Algarve a prever “o melhor ano de sempre, fruto do aumento das receitas e de turistas ao longo do ano. Se tudo correr bem, ficaremos muito próximo dos 20 milhões de dormidas e, a este ritmo de crescimento, poderemos alcançar os mil milhões de euros de proveitos totais na hotelaria. Uma coisa nunca vista em nenhum outro destino nacional”.

Leave a comment

X