fbpx

Esta semana vai celebrar um dos melhores produtos algarvios

A fama do polvo algarvio é reconhecida e não só pelos deliciosos pratos gastronómicos. Há toda uma cultura associada a este molusco que volta a ser celebrada em mais uma Semana do Polvo em Quarteira, Loulé.

A iniciativa da Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura arranca a 28 de setembro com a inauguração de esculturas de polvos no Passeio da Marina de Vilamoura feitas pelos seniores da Academia do Saber com recurso ao uso dos mais diversos materiais. Também os alunos do curso de fotografia da Escola Dra. Laura Ayres foram convidados a dar o seu contributo e os dez melhores vão ver as suas fotografias expostas na Rua Vasco da Gama de 29 de setembro a 8 de outubro.

Um dos pontos de agenda mais aguardados é o início da mostra gastronómica, que arranca a 30 de setembro em dezenas de restaurantes. Todos os espaços vão ter nas suas ementas diferentes pratos de polvo, alguns dos quais criações para o certame. Para promover os seus pratos, é criado um menu que inclui sobremesa e café por 15€. A lista de restaurantes e respetivas receitas podem ser consultada na página do organizador do evento.

A mostra gastronómica inclui ainda um concurso dinamizado entre os espaços aderentes. A melhor receita será apurada através da combinação entre as escolhas de um júri especializado (70%) e os votos dos degustadores das receitas (30%).

Nesta iniciativa, a população é também convidada a elaborar os seus pratos num Concurso de Receitas, que será levado a cabo na cantina da Escola Dra. Laura Ayres, no dia 30. Caberá às entidades parceiras do certame a escolha do prato mais delicioso e do respetivo vencedor, que será galardoado com um prémio monetário.

Ao longo da semana, vão também decorrer várias iniciativas gastronómicas. O chef José Domingos vai cozinhar ao vivo pelas 09:30 de 5 de outubro, em frente ao mercado de Quarteira. Dois dias depois, o chef Abílio Guerreiro vai estar às 10:00 em Vilamoura vai comandar um show cooking.

“A Semana do Polvo pretende promover o património gastronómico da região, contribuir para a economia local através do estímulo ao consumo e divulgar projetos que promovam o setor das pescas, das entidades organizadoras e entidades parceiras”, sublinha a Associação Armalgarve Polvo em comunicado. A iniciativa inclui ainda diversos espetáculos apresentados pelas associações locais.

Leave a comment

X