fbpx

Este restaurante é uma experiência “a repetir”

Quando se passa junto ao restaurante ‘O Pangaio’ vem no ar um aroma de frango assado que nos cria imediatamente água na boca e vontade de experimentar. É que o espaço criado há 13 anos por Mário Nascimento, próximo da Manta Rota, tem fama de servir muito bom frango assado, além de outros grelhados, como os de porco preto. Nós fomos saber se era mesmo assim e perguntar a outros clientes a opinião e ficámos convencidos: este é o melhor frango assado do Sotavento algarvio.

O segredo frango assado não está apenas na carne, mas também num segredo especial: o molho. “É um frango diferente, com sabor distinto, servido com um molho muito apetitoso e muito cuidado”, afirmou Nuno, um dos clientes, que escolheu a esplanada do restaurante para o almoço.

Numa mesa perto, Ricardo estava concentrado no repasto. Incomodámos para perguntar como estava o frango: “muito bom, muito guloso. Dá vontade de comer até ao fim”, disse-nos numa curta pausa e antes de voltar a concentrar-se no prato que tinha à frente.

Entre os clientes àquela a hora, muitos eram estrangeiros. Perguntámos ao senhor Mário se era habitual. Respondeu-nos que sim, que os clientes estrangeiros eram muito regulares, alguns dos quais vêm de propósito. Vêm de Sevilha, Madrid, Barcelona, ou de mais longe, como Holanda Alemanha ou Inglaterra. “São muito amigos”, confessou-nos Mário. Quisemos saber o segredo do molho e recebemos uma gargalhada como troco.

E todos os que aqui vêm procuram apenas o frango assado? Não. Vêm também pelas variedades de porco preto, como as plumas, os secretos, os abanicos ou os lagartos. Ou pelas especialidades de atum, como o lombo na pedra ou barriga, dos pratos de espadarte e de outros peixes da costa algarvia, sempre frescos. “É uma ementa que dá vontade de cá voltar. A repetir”, sublinhou Nuno, já com o prato cheio de ossos de frango.

Decidimos seguir o conselho e despedimo-nos do senhor Mário, reservando já uma mesa para experimentar outras especialidades. Só não podemos ir à quarta, que é dia de descanso, mas vamos regressar a um almoço ou jantar de quinta a terça.

Leave a comment

X