fbpx

Estes percebes têm sabor a beijo de mar

Algarve tem sabor a mar e esta é uma das maiores riquezas gastronómicas da região. É das rochas da Costa Vicentina, em particular no concelho de Vila do Bispo, que vem um dos petiscos mais aclamados: os percebes. Este marisco é tão apreciado que já consta das 50 experiências gastronómicas obrigatórias da Europa.

Os percebes, ou perceves, têm nas rochas o seu habit natural, em particular nas situadas entre marés. Fortemente agarrados, formam uma espécie de pinha consistente e fortemente fixa à rocha. Os percebes unem-se para formar um sistema de defesa contra o mar agitado. Curiosamente, é nesse género de mar que mais depressa se desenvolvem, devido à quantidade de nutrientes trazidos pela ondulação.

Esta iguaria precisa de muito pouco para deixar satisfeito qualquer apreciador. Basta juntar sal e levar ao lume durante cerca de dois minutos para ter à mesa um dos petiscos mais procurados no Algarve. Os percebes já conquistaram o direito a ter um festival em nome próprio, em Vila do Bispo, e entraram para a lista de 50 experiências gastronómicas que não deve perder na Europa do famoso guia turístico Lonely Planet, que os considera como “um beijo do mar”.

Leave a comment

X