fbpx

Não há sol nem praia como no Algarve

Há duas coisas que são sinónimo de Algarve, que atraem tantos os que cá moram, como os que visitam a região. A sua fama percorre mundo não só no verão, mas também no inverno. É isso mesmo: são a praia e o sol. Ou não fosse esta a região com quase 200 quilómetros de costa e mais de 300 dias de sol por ano.

O Algarve é a região do País com mais horas de sol em todo o ano. Diz, quem fez as contas, que são mais de 3000 horas distribuídas pelo fantástico verão, época alta do turismo, e pelas restantes estações, que atraem muitos à região à procura dos raios de luz e de temperaturas mais amenas, principalmente vindos do norte da Europa.

E quando esse sol que agracia algarvios e turistas, se une aos mais de 100 areais do Algarve temos a combinação perfeita. De Aljezur a Vila Real de Santo António são cerca de 200 quilómetros de praias tão distintas como ímpares, tão belas como deslumbrantes.

Nós até podemos ser suspeitos, mas a verdade é que a região tem conquistado sucessivamente o prémio de Melhor Destino de praia da Europa. E não há ranking internacional que não se atreva a não incluir praias algarvias entre as melhores do mundo. São os casos da Praia da Marinha, de Salema, do Castelejo ou de Benagil, só para falar das mais recentes premiadas.

E o que torna as praias algarvias, muitas com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro, ainda mais especiais são os diferentes cenários: enseadas, falésias, grutas, rochas, amplos areais. Há as praias mais turísticas, as mais familiares, as mais românticas, as mais acessíveis, as mais isoladas, as mais selvagens ou naturistas. Com águas mais quentes, mais transparentes, mais tranquilas ou agitadas como as praias da Costa Vicentina. Há praias para todos os gostos, sem esquecer as fluviais, e não vai daqui ninguém sem encontrar o seu paraíso.

Leave a comment

X