fbpx

Os ‘Maios’ voltam a sair à rua

Os ‘Maios’ estão de volta à rua. Os típicos bonecos feitos de palha ou papel e pano e enfeitados com flores campestres da primavera desfilam novamente pelas ruas do Algarve no dia 1 de maio, mantendo esta tradição com milénios de História.

Na Antiguidade Clássica, os ‘Maios’ celebravam a chegada da primavera e a fecundidade das terras em boas colheitas, após o fim do inverno rigoroso, num agradecimento prestado à Deusa Maia. Durante o século passado, a tradição quase se perdeu, mas foi recuperada com novos elementos. Aos bonecos de tamanho quase humano colocados à beira das estradas, à frente das casas ou em telhados, juntou-se a sátira social e política.

A tradição dos ‘Maios’ continua a cumprir-se em algumas localidades algarvias, como Alte ou Estói (Loulé), mas é entre Olhão e a Fuseta que são mais vistos. A responsabilidade por manter viva a tradição cabe ao Futebol Clube de Bias que anualmente promove um concurso de bonecos, mostrados ao longo da EN125. Este ano, a história volta a repetir-se a 1 de maio e promete gerar a curiosidade em centenas de pessoas que se deslocam para os ver.

Leave a comment

X