fbpx

A benção das redes da pesca de atum em Tavira

Estávamos em maio de 1971 e os homens preparavam-se para mais uma época da apanha do atum ao largo de Tavira. Era uma altura em que os arraiais fervilhavam de pessoas em busca deste precioso produto do mar, que muito dinamizava a economia local. O momento havia de ser benzido pelo Bispo do Algarve e a sua importância merecia ficar registada para a posteridade.

A partida dos homens com os seus barcos para a campanha desse ano da pesca de atum foi assinalada com a vinda do Bispo do Algarve, à época Dom Júlio Tavares Rebimbas, e de outras individualidades para assistir à bênção das redes. O momento foi devidamente registado pela câmara da RTP no Arraial Ferreira Neto, em Tavira, numa reportagem que nos chega até aos nossos dias através do arquivo da estação pública.

No vídeo, que não tem som, podemos ver as instalações do Arraial Ferreira Neto, vários barcos e as redes de pesca, pescadores e o momento em que o Bispo do Algarve dá a sua bênção aos homens no mar, celebrada pelos pescadores com aplausos. Participaram também no momento o Governador Civil de Faro, os presidentes das Câmaras de Faro e Tavira e um representante da Secretaria de Estado do Trabalho e Providência.

A importância desta reportagem é ainda mais relevante dado que poucos anos depois cessaram as campanhas da pesca de atum por manifesta falta de pescado, encerrando os Arraiais e deixando muitas pessoas sem um sustento importante para as suas famílias.

Para ver o vídeo, clique no link abaixo.

Bênção das redes em Tavira

Bênção das redes em Tavira

Leave a comment

X