fbpx

As 4 praias secretas recomendadas para descobrir

Não é segredo que os britânicos adoram Portugal, em particular o Algarve. E, não é por isso de estranhar, que escrevam com frequência nos seus guias de viagens sobre nós. Praias ainda secretas foi o motivo mais recente que levou o jornal ‘The Guardian’ a publicar um artigo na sua seção de viagens e há quatro para descobrir no Algarve.

A primeira paragem é a praia Santa, ainda em pleno Parque Natural da Costa Vicentina, em Vila do Bispo. Para lá chegar é preciso percorrer longos caminhos sobre penhascos, mas depois vai encontrar diversas enseadas selvagens. Nesta zona, além da praia e do mar, há ainda para descobrir as pegadas deixadas pelos dinossauros há 125 milhões de anos ou para explorar a Fortaleza de Almádena, que combina a arquitetura árabe com a presença cristã.

É um dos mais belos encantos do Algarve, e por isso muito procurada, mas para lá chegar é mais difícil. Falamos da praia da caverna de Benagil, apenas acessível por barco ou caiaque. Escreve o ‘The Guardian’ que “o início da manhã é o momento mais mágico para lá estar, pois ainda está deserta e a caverna é iluminada pela luz dourada”.

Seguindo para Oriente, encontramos a praia da Senhora da Rocha, que deve o seu nome à capela construída no Promontório com o mesmo nome e de onde pode ser vista. “Ladeada por arribas de arenito puro, que ganham um tom laranja ao pôr-do-sol, a praia é protegida e facilmente acessível atravbés de um túnel escavado no promontório”, escreve o ‘The Guardian’, acrescentando que “existem centenas de conchas de vieiras espalhadas pela areia”.

A última sugestão algarvia do artigo localiza-se no Sotavento algarvio, numa das ilhas-barreira da Ria Formosa. Falamos da praia do Barril, onde o esperam 11kms de areia sem fim. Além do “impressionante cemitério de âncoras”, o jornal recomenda o lado oeste da ilha, onde “a praia é mais calma”. Aqui, pode ainda ler-se, “as areias brancas e deslumbrantes e as águas calmas são perfeitas para passar dias preguiçosos ao sol”.

Leave a comment

X