fbpx

Tavira ensina a cozinhar com azeite

O azeite é um dos pilares da Dieta Mediterrânica e, nada melhor que aprender a usá-lo em saborosas e saudáveis receitas que respeitam este Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A demonstração gastronómica é feita a convite da Museu Municipal de Tavira e decorre na Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo, no próximo sábado, dia 25, às 10:30, com a presença do Chef Jorge Rodrigues.

A ação decorre no âmbito do programa ‘Dieta Mediterrânica Todo o Ano’ e pretende “mostrar as diversas possibilidades culinárias do azeite, da azeitona e de outros produtos da época, bem como dar a conhecer como estes ingredientes são preparados noutras áreas da cultura mediterrânica, como cozinha em família e quais os pratos especiais para miúdos e graúdos”, explica a autarquia de Tavira.

Ainda este âmbito, o Museu Municipal de Tavira organiza ao longo do mês outras atividades destinadas não só ao público em geral, como também à comunidade escolar, entre as quais se destaca a Semana Nacional da Cultura Científica, que “visam divulgar a cultura olivícola no concelho”.

O programa ‘Dieta Mediterrânica Todo o Ano’ é um programa que tem como objetivo divulgar “as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica”. Pretende-se ainda, “na perspetiva da sustentabilidade (social, ambiental e económica), dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes-fazeres e as ameaças à sua continuidade, assim como explorar, experimentar e saborear”, acrescenta a autarquia.

Para participar nesta iniciativa deve inscrever-se, de forma gratuita, até 22 de novembro. Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2305) ou do mail edu.museus@cm-tavira.pt.

Leave a comment

X