fbpx

Projeto de cycling e walking nacional arranca no Algarve

O Algarve é pioneiro num projeto nacional dedicado ao walking & cycling ao ser a primeira região portuguesa a integrar a plataforma digital Portuguese Trails que acaba de ser lançada pelo Turismo de Portugal.

Inscreva o seu negócio em AlgarveAdviser e tenha mais clientes ou fale connosco: info@algarveadviser.com.

O projeto-piloto arranca com 140 percursos para fazer de bicicleta ou a pé e com 111 empresas classificadas como ‘bike and walk friendly’, o que significa que cumprem os requisitos necessários para “posicionar internacionalmente Portugal como destino de cycling e walking”, explica Carla Simões, do Turismo de Portugal.

Na plataforma, ciclistas e caminhantes podem encontrar todas as informações relativas a cinco rotas: Eurovuelo 1 – Rota Costa do Atlântico, Rota Vicentina, Via Algarviana, Grande Rota do Guadiana e ainda percursos de ciclismo de estrada. No mesmo site, há ainda informações úteis como meteorologia ou lojas de apoio, além da oferta destes segmentos de turismo.

A escolha da região prendeu-se com a vontade de promover “um outro Algarve, para além do tradicional” de sol e praia”, esclarece Ana Mendes Godinho. “É uma tendência internacional e um produto com um crescimento enorme em termos de procura, sobretudo, por parte de pessoas acima dos 50 anos, que já se reformaram, mas que estão ativas e procuram este tipo de experiências”, adianta a secretária de Estado do Turismo, que esta semana recebeu o galardão de Melhor Destino do Mundo nos World Travel Awards entregue a Portugal.

Para além das praias, das ilhas, do mar ou das baías, há um Algarve “interior tranquilo e verdejante, que esconde aldeias tradicionais e onde se vive em harmonia com a natureza e com as tradições de que nos orgulhamos de partilhar”, pode ler-se na descrição da região, partilhada no site.

O turismo ativo tem sido uma das maiores apostas da Região de Turismo do Algarve, com o objetivo de tornar a região o destino cada vez mais do ano inteiro e não apenas do verão. Exemplo disso é a recente integração da rota Europeia Eurovuelo, que pretende ligar a Europa a pé ou de bicicleta, entre outros projetos já premiados na região.

 Faça gosto no Facebook.

Até ao final de 2018, a plataforma, disponível em cinco línguas, deve ser alargada Às sete regiões turísticas portuguesas. Alentejo, Centro, Madeira e Açores serão as próximas.

Leave a comment

X