fbpx

Portimão mostra património à luz das estrelas

Portimão vai dar a conhecer o seu património à luz das estrelas. Aproveitando as noites amenas do verão, a cidade do Barlavento organiza quatro passeios pelo seu centro histórico e pela vila de Alvor para dar a conhecer uma herança com séculos de história.

Em Portimão, os passeios decorrem “em busca de paisagens urbanas que caraterizam e dão personalidade ao coração da cidade”, segundo a autarquia. As saídas acontecem a 28 de julho e 18 de agosto a partir do Coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes e com passagem no Jardim Bívar, Casa Manuel Teixeira Gomes, Largo 1º Dezembro, Igreja Matriz, Alameda da República e Largo 1º de Maio.

Para 14 de julho e 11 de agosto estão marcados os passeios nas ruas típicas de Alvor, que dá a conhecer a sua herança islâmica, como três edifícios que funcionam atualmente como capelas, mas “cuja função e cronologia iniciais remontam à época islâmica”. Os visitantes vão andar pelo Morabito de São Pedro, onde começam os passeios, Morabito da Igreja Matriz de Alvor, Museu Etnográfico, Castelo e arquitetura civil.

“Há um concelho de Portimão que todos conhecem e um outro que só se deixa desvendar por quem entra porta adentro, disposto a deixar-se interpelar pela beleza de casa monumento, sítio arqueológico, igreja ou museu”, sublinha a autarquia.

As inscrições são gratuitas, mas têm um número limitado de participantes, pelo que devem ser feitas através do mail gabinete.patrimonio@cm-portimao.pt ou dos telefones 282470799 e 282480488.

Leave a comment

X