fbpx

Paderne é candidata a Aldeia Maravilha de Portugal

Paderne é finalista do concurso ‘7 Maravilhas de Portugal – Aldeias na categoria Aldeias Rurais. Depois de ter passado a semi-final, a aldeia de Albufeira candidata-se agora a um título maior e as votações começam este domingo e estendem-se até 3 de setembro.

De caráter marcadamente rural, a aldeia tem como grande símbolo o Castelo de Paderne, construção de origem muçulmana, cujas muralhas em taipa militar são um exemplar único deste tipo de arquitetura militar na Península Ibérica. Da fortificação fazem ainda parte uma ponte medieval e duas cisternas, uma de construção almóada e outra posterior à Reconquista cristã.

As ribeiras de Algibre e de Quarteira são outro ponto de interesse da região, que sempre teve na agricultura e na pastorícia os seus principais meios de subsistência. A abundância de água contribui ainda para a criação de um habitat que oferece condições excecionais para a fixação de espécies únicas. Estas condições levaram a aldeia a integrar a área de proteção da Rede Natura 2000.

As qualidades desta aldeia rural situada num concelho marcadamente turístico foram reconhecidas no concurso transmitido pela RTP. Para conquistar a final, Paderne tem de recolher mais votos do público, num votação que arranca este domingo, pelas 21:10, e termina a 3 de setembro. Para votar, pode fazê-lo através do número 760 10 70 03.

“É com grande orgulho que vemos a nossa aldeia de Paderne chegar a finalista deste concurso, podendo tornar-se numa das 7 Maravilhas de Portugal”, afirma Carlos Silva e Sousa. O presidente da Câmara de Albufeira apela ao voto de todos os algarvios, uma vez que “Paderne é a única aldeia algarvia finalista e irá representar toda a região”.

Se Paderne vencer o concurso, junta-se ás já eleitas Ria Formosa, no concurso 7 Maravilhas de Portugal e Odeceixe, nas 7 Maravilhas Praia.

Leave a comment

X