fbpx

Os melhores e os piores concelhos do Algarve

Onde é melhor viver? Onde é melhor investir? Ou qual o melhor concelho para visitar? Já é possível saber quais as posições dos municípios algarvios para nestas três dimensões. A organização regional relativamente a 2018 é apresentada pelo Portugal City Brand Ranking, elaborado pela Bloom Consulting.

 Siga-nos no Facebook.

Respeitando o ranking nacional, respetivamente Faro, Albufeira e Portimão são os concelhos algarvios melhor posicionados no cômputo geral das categorias ‘Viver’, ‘Negócios’ e ‘Visitar’, analisadas pela consultora que anualmente faz um retrato de todos os municípios portugueses. Os três locais mantêm inalteradas as posições que já tinham em 2017 a nível regional e são os únicos a ocupar o top-25 do ranking nacional.

Faro está em destaque, uma vez que “pela 5ª edição consecutiva” lidera a região, “mostrando um domínio indiscutível nas dimensões ‘Negócios’ e ‘Viver’. O bom desempenho da capital do Algarve é notório numa subida de posição a nível nacional e pelo “3º lugar no ranking regional de Turismo”, pode ler-se no relatório da consultora.

Para chegar ao pódio na área ‘Visitar’, Faro ultrapassou naquela categoria Tavira, “que detinha a posição desde a primeira edição”. Apesar desta descida, subiu uma posição na lista regional, ocupando a 5ª posição nas áreas ‘Viver’ e ‘Negócios. A cidade do Gilão trocou diretamente com Loulé, que passou a quinta lugar, e a nível nacional situa-se no 27º posto.

Na 6ª posição continua Lagos, que agora tem mais perto Vila Real de Santo António, que melhorou nas três categorias, e Olhão, relegando Silves para o 9º lugar. Segue-se Aljezur no 10º posto regional e ainda no top-100 nacional, seguido de Vila do Bispo e Monchique, dois municípios que subiram duas posições, respetivamente.

Em sentido contrário, Lagoa e Castro Marim caíram duas posições, respetivamente. Com melhorias registadas nas dimensões ‘Negócios’ e ‘Visitar’, Alcoutim trocou diretamente com São Brás de Alportel, que agora ocupa o último lugar do ranking regional. Os dois concelhos do interior algarvio são também os únicos que estão abaixo do top-200 relativo a todo o País.

O Portugal City Brand Ranking analisa o desempenho dos 308 municípios relativamente a novos investidores, turistas e novos residentes. Para elaborar o ranking, são analisados dados estatísticos, como pesquisas online que tiveram como objeto o município em causa ou o desempenho online através dos sites e redes sociais de cada município.

Leave a comment

X