fbpx

Monumentos algarvios assinalam dia com programas

18 de abril é dia de festa para os monumentos que celebram a sua data mundial. O património histórico do Algarve associa-se às comemorações com diversas atividades em várias localidades sob o mote ‘Património Cultural: de Geração para Geração’.

 Siga-nos na nossa página do Facebook e acompanhe o nosso trabalho.

Já esta quarta feira, pode visitar o Museu Regional do Algarve, em Faro, com entrada grátis. E pelas 15:00, pode seguir ‘A Rota barroca de Diogo Tavares de Ataíde’, sob a direção do historiador de arte Daniel Santana, com início na Igreja do Carmo.

Albufeira preparou uma atividade na área edificada da Rua Henrique Calado que une os mais novos aos mais velhos na partilha de saberes, como jogos tradicionais e digitais, músicas tradicionais e lengalengas ou atividades artesanais como cestaria e empreita. As atividades decorrem no período da manhã, entre as 10:30 e às 12:00, e de tarde, entre as 14:30 e as 17:30.

A Igreja Matriz de São Clemente, em Loulé recebe ‘Conversas com História’, sobre a intervenção de conservação e restauro que está a ser levada a cabo, com a presença das equipas de conservação e restauro.

As Ruínas Romanas de Milreu, em Estói, os Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão, e a Fortaleza de Sagres recebem também as comemorações, entre os dias 20 e 21 de abril. A Direção Regional de Cultura sublinha que as atividades visam “relembrar que salvaguardar o que nos é legado é também promover o diálogo entre os saberes ancestrais, a tradição e a contemporaneidade e a vanguarda, utilizando a herança comum como força motora para um futuro mais consciente, mais justo e mais enriquecedor para todos”.

Leave a comment

X