fbpx

Álvaro de Campos faz anos e Tavira faz-lhe a festa

Álvaro de Campos nasceu a 15 de outubro de 1890 em Tavira… A veracidade do nascimento físico do poeta pouco importa quando se pretende celebrar um dos mais célebres e populares heterónimos de Fernando Pessoa. E Tavira prepara uma grande festa para dar a conhecer não só Álvaro, como outros ‘irmãos’, todos filhos de Pessoa até 26 de novembro.

A Festa dos Anos de Álvaro de Campos decorre em vários palcos da cidade e através de diversas formas expressivas, que vão para além das palavras. Há exposições de pintura e gravuras, realizadas por estudantes, de fotografias e em pastel. Há recitais e declamação de poemas, performances, filmes e até um documentário, realizado pela Associação Armação do Artista.

A música também se associa a esta grande festa com um concerto de jazz , a apresentação da Sinfonia Pessoana pela Banda Musical de Tavira e Armação do Artista e poemas cantados por Ana Pi, entre muitas outras iniciativas que pode encontrar aqui.

Os espectáculos decorrem nos mais variados espaços, desde restaurantes, a escolas, passando pela Tavira Galeria d’Artes e, claro, a Casa Álvaro de Campos. Tela Leão, presidente da Partilha Alternativa, preparou uma festa múltipla que privilegia a participação de artistas locais das mais variadas artes.

Comments (1)

  • Rudolf Engelander diz:

    I think this is a wonderful grass roots initiative to unite creative energies in Tavira and Algarve! It proves that cultural events don’t have to be initiated by the câmaras, but that citizens can have their own ideas!

Leave a comment

X