fbpx

Em novembro a Cultura está em alta no Algarve

Novembro chega com festivais para todos os gostos, espectáculos de vídeo e animação, música, teatro, exposições, poesia, gastronomia e muito mais numa altura em que o programa ‘365 Algarve’ intensifica a sua programação por toda a região.

Unir três patrimónios imateriais da Humanidade, fado, flamenco e dieta mediterrânica, é o objetivo do Festival AlGharb.Come que traz a cada sábado aos mercados municipais do Sotavento quatro Showcookings Gastronómicos, acompanhados de Tempero Musical.

A gastronomia é também o mote para o Pasta e Basta um Mambo italiano, que pretende ligar os alimentos com o dia-a-dica e a cultura da região. Os espectadores são convidados a pôr a mão na massa na sede do Rancho Folclórico do Rogil, em Aljezur, de 16 a 18 de novembro.

Já Biagio Biagini e Luigi Carlone transformam o palco numa horta onde cougettes, beringelas e cenouras podem dar vida a um concerto de diversos géneros musicias. Acontece em Aljezur e Monchique de 22 a 25 de novembro.

Álvaro de Campos continua a ser homenageado ao longo de novembro, numa festa organizada pela Partilha Alternativa e que acontece em vários palcos e em vários tons culturais: pintura, declamação de poemas, exposições de fotografias e documentos, dança, fado e recitais são algumas das propostas que ocorrem ao longo de todo o mês por toda a cidade de Tavira.

Um dos instrumentos mais queridos do Algarve é o acordeão, que não falta a esta festa. A 18 de novembro, Faro presta-lhe uma homenagem na Grande Gala do Acordeão, onde dezenas de compositores prestam tributo a Hermenegildo Guerreiro.

O Video Lucem está também de regresso em novembro com uma sessão mensal até maio. A fórmula é a mesma: uma sessão de cinema com música ao vivo numa igreja. A primeira sessão decorre na igreja de São Francisco, em Faro, com o filme ‘A woman in Paris’, de Charles Chaplin, e o jazz de Maria João e de Zé Eduardo & João Farinha.

Ainda em Faro, vai-se fazer uma viagem às origens e à diversidade cultural. A partir da Sé, passando por vários pontos de interesse histórico, um ator guia os participantes por uma viagem na história, com o apoio da atuação de diversas personagens. O espectáculo de Animação de Património ocorre a 23 de novembro e termina com uma prova de vinhos.

Ainda antes, Lagos fará também uma viagem pela identidade portuguesa através de contos e de um passeio pelos principais monumentos da cidade, em que haverá música, teatro e exploração sensorial. Acontece a 11 de novembro.

A 24 de novembro chega um dos momentos mais aguardados. Loulé recebe o Festival Internacional de Luz do Algarve – LUZA, um projeto artístico inovador em que dezenas de artistas nacionais e internacionais vão transformar dar luz à cidade. Até dia 26, há sessões video-maping, conferências e exposições.

Para saber tudo sobre estes e outros espectáculos do 365 Algarve, pode consultar o programa aqui.

Leave a comment

X