fbpx

A História do Algarve contada pelos Museus

18 de Maio é o dia dedicado aos Museus. Repletos de objetos antigos contam a História e modo de vida de outros séculos e até milénios. Desde a pré-história, passando pela época romana e pela presença árabe na região, até tempos mais recentes que revelam o rumo social e económico, há diversos museus que ajudam a encaixar as peças do percurso do Algarve.

É uma viagem por esses autênticos tesouros que agora o convidamos a fazer para descobrir artefatos agrícolas, peças de artesanato ou de cerâmica, trajes caraterísticos ou objetos decorativos, utensílios de pesca e transformação de peixe, além de painéis, pinturas, esculturas, peças de azulejaria e muitos outros.

Veja abaixo as nossas sugestões para descobrir mais sobre a História do Algarve.

Museu do Mar e da Terra – Carrapateira, Aljezur

Desde o período mesolítico à época árabe, o Museu une a história do mar e da terra.

 

 

Museu Municipal Dr. José Formosinho, Lagos

Possui uma coleção pluridisciplinar com destaque para Arqueologia, visto possuir uma importante coleção dos períodos pré e proto-histórico e romano e ainda alguns artefactos árabes.

Museu de Portimão

Instalado numa antiga fábrica conserveira, o Museu Municipal de Portimão conta a relação íntima entre a cidade e o rio Arade e o mar. Incorpora ainda o Núcleo de dos Monumentos Megalíticos de Alcalar onde se conhece mais sobre a pré-história na região.

Museu de Arqueologia de Silves

Aqui podem encontrar-se objetos do Paleolítico, Neolítico, Calcolítico, Idades do Bronze e do Ferro e do período romano. Mas o grande destaque vai para o Período Muçulmano, desde o séc. VIII ao séc. XIII, a maioria do época Almóada.

Museu do Trajo de São Brás de Alportel

Instalado na residência de um antigo almocreve, o museu mostra os trajes caraterísticos do Algarve nos sécs. XIX e XX, incluindo um exemplar do bioco. Nos jardins, estão ainda expostos duas dezenas de antigos veículos algarvios.

Museu Municipal de Loulé

Situado na antiga alcaidaria do Castelo de Loulé, reúne achados arqueológicos que vão das áreas urbanas às costeiras. Integra ainda os Pólos Museológicos de Cozinha Tradicional, dos Frutos Secos, da Água – Querença, de Salir, Cândido Guerreiro e Condes de Alte e o Centro de Documentação.

Museu Municipal de Faro

O valor deste museu começa desde logo pelo espaço onde se situa: o Antigo Convento da Nossa Senhora da Assunção. Reúne objetos desde a pré-história às épocas romana e medieval, além de uma coleção de pintura de grande qualidade dos séculos XVI a XIX e artefatos religiosos.

Museu Municipal de Tavira 

O Museu de Tavira apresenta uma grande variedade de exposições temporárias e de média duração, em que os tempos modernos se inserem. Inclui os Núcleos Museológicos Islâmico, de Cachopo, do Bairro Almóada, as Ermidas de São Sebastião e Santa Ana e o Centro Interpretativo do Abastecimento de Água de Tavira.

Museu Municipal de Alcoutim

Cinco mil anos de História é o fio condutor deste Museu que engloba Etnografia, Arqueologia, História Local e Arte Antiga. Inclui ainda os Núcleos Museológicos de Arte Sacra, de Arqueologia, no Castelo de Alcoutim, de Santa Justa, em Martim Longo, Dr. João Dias, o Museu do Rio, em Guerreiros do Rio, as Estações Arqueológicas de Menires do Lavajo e Ruínas do Montinho das Laranjeiras e a Casa do Ferreiro, em Pereiro.

Leave a comment

X