fbpx

Qualidade de Ouro para 99 praias algarvias

Há 99 praias no Algarve que merecem o galardão de Qualidade de Ouro, atribuído pela associação ambiental Quercus e que pretende distinguir as zonas balneares que há cinco anos consecutivos apresentam águas de excelente qualidade. Albufeira lidera a lista, que este ano apresenta uma reentrada.

A zona balnear de Albufeira é aquela que merece maior destaque em todo o País, ao apresentar 23 praias com excelente qualidade de água. Segue Vila do Bispo com 12, ainda no top-5 nacional, e Loulé com 10. Lagos vai hastear este ano mais uma bandeira, num total de 8, com a reentrada da Praia D. Ana, que no ano passado tinha perdido o galardão.

Os restantes concelhos algarvios com praias também estão de parabéns: Aljezur (9), Portimão (8), Lagoa (8), Silves (4), Faro (4), Olhão (4), Tavira (4), Castro Marim (3) e Vila Real de Santo António (5). Da lista de praias premiadas, 98 ficam em zona marítima, mas há uma, a Amoreira-Rio, em Aljezur, situada em zona interior.

Com a atribuição deste prémio, a Quercus “pretende criar e motivar os municípios portugueses a construírem e dinamizarem uma cultura de desempenho ambiental consolidado, com reflexos na qualidade da água balnear, mas que naturalmente a montante necessita de atitudes e planeamento direcionado para a sustentabilidade e educação ambiental”.

Leave a comment

X