fbpx

Espaços públicos da Culatra vão ser melhorados

A ilha da Culatra, em plena Ria Formosa, vai ser alvo de uma intervenção dos seus espaços públicos, num investimento de um milhão e meio de euros, através do Programa Operacional do Algarve. O objetivo deste plano de requalificação passa por “melhorar muito o espaço público, sem bulir com as caraterísticas daquele aglomerado”, de acordo com o ministro do Ambiente.

O anúncio do plano de requalificação foi anunciado em agosto e agora João Matos Fernandes esclareceu que as obras contemplam “a criação de uma doca seca, a valorização do largo da igreja, a integração da zona adjacente ao cais de acostagem no núcleo habitacional e a organização da zona de apoios de pescas”.

O projeto, que integra o Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura-Vila Real de Santo António, prevê ainda a hierarquização e requalificação da rede de caminhos, a criação de uma zona de lazer e a organização da recolha de lixo. As condições ambientais da ilha, onde estão instaladas 377 casas, também não serão esquecidas com diversas intervenções.

A requalificação do núcleo habitacional da Culatra, Faro, surge na mesma altura em que os moradores têm a garantia dos títulos de propriedade das suas habitações por 30 anos, podendo ser renovados. Em cima da mesa, está ainda a possibilidade dos títulos poderem passar a vitalícios, caso os descendentes também seja profissionais da pesca.

Leave a comment

X