fbpx

Contrabando de Alcoutim conquista prémio em festival (COM VÍDEO)

Paulo Vinhais Moreira esteve três anos a recolher testemunhos contados na primeira pessoa sobre o contrabando na fronteira entre Portugal e Espanha, de norte a sul do País. O primeiro vídeo da série ‘Histórias do Contrabando foi gravado em Alcoutim e venceu o primeiro lugar na categoria documentário, no festival Machicurtas, que aconteceu em Machico, Madeira.

 Siga-nos no Facebook.

O filme ‘A Estrela do Norte’ foi desenvolvido em parceria com o Município de Alcoutim e o Festival Contrabando, realizado nesta vila algarvia e em Sanlúcar do Guadiana (Espanha). Conta a história de Ildefonso Céu Criado, 96 anos, que “era um patrão” em Alcoutim. “Aquilo metíamos a carga às costas, se aparecia alguém largava a carga e começava a correr”, conta o habitante desta região que revela que “para se ser um bom contrabandista, primeiro tinha que se ser bom banhador”.

As cerca de 50 histórias recolhidas por Paulo Vinhais Moreira em vídeo têm como objetivo a preservação da memória coletiva deste período de tempo em que as pessoas passavam a fronteira às escondidas da Guarda Fiscal. Além de contrabandistas vivos, há ainda os relatos de guarda-fiscais e especialistas do tema, de ambos do lado da raia.

O Machicurtas acolhe curtas-metragens e é organizado pela Câmara e pelo grupo de teatro de Machico. A 3ºedição do festival consagrou o episódio alcoutejano como o melhor na categoria documentário.

Leave a comment

X