fbpx

Cavalos-marinhos da Ria Formosa estão em risco de desaparecer

Já foi a maior comunidade de cavalos-marinhos do mundo, mas agora a sua população está reduzida a números preocupantes. O desaparecimento acelerado e gigantesco desta espécie está a preocupar cientistas e políticos, que já pediram esclarecimentos sobre o assunto.

 Registe-se em AlgarveAdviser e alcance mais clientes. Explicamos como aqui.

Quando foi descoberta, os cientistas estimavam que existissem cerca de dois milhões de indivíduos de cavalos-marinhos na Ria Formosa. Atualmente, estima-se que a sua população tenha decrescido em 94% nos cavalos-marinhos de focinho comprido e 73% nos de focinho curto. A pesca ilegal explica em parte a alteração dos números da comunidade: “as populações têm estado a decrescer também devido à pesca ilegal dirigida aos cavalos-marinhos, algo que não existia há dois anos”, adiantou o investigador Miguel Correia, em declarações ao ‘Correio da Manhã’.

Face ao alarme gerado, quatro deputados do CDS-PP, entre os quais Teresa Caeiro, eleita pelo círculo do Algarve, enviaram duas perguntas aos ministros do Ambiente e da Defesa Nacional. Os deputados querem saber quais as ações de fiscalização que têm sido levadas a cabo pelas autoridades para evitar a extinção dos cavalos-marinhos na Ria Formosa e com que eficácia.

A missiva pretende ainda averiguar se existe algum plano de fiscalização e gestão ambiental dirigido especificamente ao cavalo-marinho, que podem passar por medidas de adoção de conservação e recuperação do seu habitat.

Depois dos pepinos do mar, cuja apanha é também ilegal, os cavalos-marinhos, uma espécie frágil e vulnerável, são o novo atrativo do mercado asiático que leva muito a arriscar multas.

 Siga-nos no Facebook.

O CDS-PP sublinha que ‘o cavalo-marinho atua como indicador do estado do ambiente, representativo da biodiversidade e de tudo o que impacto nos habitats, pelo que intervenções disruptivas na sua população podem ter consequências catastróficas em todo o ecossistema”.

Leave a comment

X