fbpx

A alfarroba é como um autêntico ‘diamante’

Quem não a conhece de a ver crescer nas árvores um pouco por toda a região? Ou de a degustar nas mais variadas iguarias que a doçaria proporciona? A alfarroba está desde há muito presente na vida dos algarvios e é no Algarve que tão bem se dá.

A denominação alfarroba deriva da palavra árabe ‘al karrub’, mas já os egípcios a usavam na preparação das múmias. Terá sido introduzida pelos gregos da Ásia menor no Algarve, que, com uma percentagem de 95%, mantém a quase exclusividade da produção nacional, colocando o País como um dos três maiores produtores mundiais.

Uma das grandes qualidades da alfarroba é que todas as partes podem ser usadas, desde a vagem às suas sementes, o que aumenta o seu valor. E em indústrias tão diversas, como alimentar (como aditivo), farmacêutica (para dar forma a comprimidos), cosmética (para tornar os cremes ainda mais hidratantes), têxtil ou de papel.

A forma mais visível em que a encontramos é nas mais variadas receitas e formas de doçaria regional. Em tartes, bolos, tortas, biscoitos, sozinha ou acompanhada de outros produtos regionais como a amêndoa, o figo ou o mel. E deixe de lado a preocupação da dieta. É que a alfarroba é apelidada de ‘chocolate saudável’, devido ao baixo teor de gordura que possui e por isso um excelente substituto daquele ingrediente.

As qualidades nutritivas da alfarroba para a saúde estão comprovadas. A sua composição integra elementos com vantagens para o funcionamento do sistema nervoso, do raciocínio e da atividade mental, para o coração e para o melhor funcionamento dos intestinos. Além destes, funciona como antioxidante, ajuda a combater o colesterol, a controlar a glicémia e a proliferação de células cancerígenas.

O potencial da alfarroba é tão elevado que não nos admira que a semente tenha sido usada, durante muito tempo, como medida para pesar diamantes. Outra curiosidade é que agora também já pode degustar alfarroba nas tradicionais bolas de berlim, especialmente vendidas nas praias algarvias.

Comments (1)

Leave a comment

X