fbpx

As 8 Mesas Algarvias candidatas a Maravilhas de Portugal

Já são conhecidas as oito mesas tipicamente algarvias que vão disputar o concurso ‘7 Maravilhas à Mesa’. Os pratos e os vinhos apresentandos por restaurantes e entidades da região concorrem entre as 49 pré-finalistas de Portugal Continental e ilhas da Madeira e dos Açores.

 Estamos no Facebook

A representar o Algarve vão estar as oito mesas de outros tantos locais da região: Loulé Tradição e Criatividade à Mesa (Loulé), Mesa da Dieta Mediterrânica (Tavira), Mesa de Casa Velha (Cacela Velha), Mesa de Lagoa do Algarve (Lagoa), Mesa de Maresias (Vila do Bispo), Mesa de Monchique (Monchique), Mesa de Silves: da Serra ao Mar (Silves) e Mesa do Mar (Albufeira).

As Mesas foram selecionadas por um painel de 77 especialistas e por um Conselho Científico, tendo como critérios base vários as propostas apresentadas quanto a gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos de cada região. Inicialmente inscrevaram-se 182 candidaturas.

As 49 mesas agora aprovadas vão estar nas mãos dos portugueses. São os votos do público que vão eleger as ‘7 Maravilhas à Mesa’ nas galas que podem ser vistas a partir de 22 de julho, a cada domingo na RTP, num programa apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato. E tal como em edições anteriores do concurso das ‘Maravilhas de Portugal’, serão selecionadas duas de cada região antes da eleição nacional que selecionará a preferida dos portugueses.

“A ideia desta edição era bastante ambiciosa, pois obrigava a fundir numa experiência de território, a gastronomia, os vinhos e azeites e roteiros turísticos. O que também dificultou a tarefa de eleger as pré-finalistas. Mas a verdade é que se conseguiram reunir propostas muito inovadoras e que projetam o interesse pela descoberta do País, o que, na verdade, constitui o objetivo principal desta iniciativa: a promoção dos grandes valores da identidade nacional”, explica Luís Segadães, Presidente das ‘7 Maravilhas’.

Leave a comment

X