fbpx

Algarve tem 10.000 árvores novas plantadas

Loulé e Silves contam a partir de agora com mais 10.000 árvores plantadas. A mega-operação resultou de duas importantes iniciativas: a 2ª edição da Operação Montanha Verde 2017, promovida pelo Zoomarine, e a Rota pela Floresta da Associação Bandeira Azul (ABAE).

A Lagoa de Monprolé, em Loulé, beneficiou da plantação de 5.000 árvores numa área de 5,3 hectares pertencente à autarquia, que se encontrava até agora desaproveitada. Nesta operação estiveram envolvidos quase 300 voluntários, entre os quais os atores António Pedro Cerdeira e Bárbara Norton de Matos, que também puseram as mãos na terra. Também Silves recebeu 5.000 árvores que foram plantadas na Herdade do São Bom Homem por mais de 130 pessoas que se associaram a esta causa.

As espécies escolhidas para reflorestar estas áreas respeitam a região por ser autóctones e foram ajustadas aos diferentes locais, para se adaptarem ao clima e aos solos em que foram planta. No caso de Loulé, a escolha recaiu na maioria em medronheiros.

A operação “ajudou a restituir parte do que perdido ao nível nacional pelos incêndios florestais e a contribuir para a mitigação dos efeitos nefastos das alterações climáticas dando, deste modo, um contributo em prol da defesa da biodiversidade ao agir pela proteção dos ecossistemas, com particular enfoque na promoção da floresta portuguesa”, sublinha a autarquia de Loulé.

Entre os voluntários estiveram muitos dos alunos das escolas do concelho, que assim dão mais um contributo ao projeto ‘Do CO2 ao O2’, que promove uma mobilidade mais segura e sustentável.

Leave a comment

X