fbpx

Algarve firma aposta como destino de cicloturismo

O turismo ligado ao setor do ciclismo é cada vez mais uma aposta do Algarve. Prova disso é a adesão da Região de Turismo ao projeto ‘Atlantic On Bike – Um destino de cicloturismo ímpar para um crescimento sustentável’, através de uma rota ciclável que cruza todo o Algarve.

Este projeto de cicloturismo pretende fomentar uma rede de 15 rotas cicláveis, que cruzam todo o continente europeu, desde os fiordes da Noruega, passando pela costa Irlandesa até às praias do sul de Portugal. 

O Algarve passa a integrar a rota EuroVelo1 – Rota da Costa Atlântica, que ao longo de toda a costa, se estende desde Aljezur, passando por Sagres até à fronteira com Espanha, já no Sotavento Algarvio. Ao todo, são mais de 200 quilómetros num percurso designado como Ecovia do Litoral, que conduz os ciclistas às magníficas e díspares paisagens da costa.

A rota Algarvia está dividida em 4 seções, que podem ser consultadas no site euroveloportugal.com/pt, o qual oferece diversas informações úteis para a prática da modalidade, como distâncias ou altitudes, mapa, percursos GPS, além de pontos de interesse naturais ou patrimoniais e eventos. 

As quatro seções dividem-se entre Vila Real de Santo António – Quinta do Lago, Quinta do Lago – Portimão, Portimão – Sagres e Sagres – Aljezur. Em cada destas seções é também possível consultar, transportes públicos, sinalização, alojamentos, lojas de bicicletas, e serviços de segurança e de saúde.

O Algarve integra a vasta Rede da Costa Atlântica, que em Portugal se estende até Caminha, na fronteira norte com Espanha. Passando pelo centro de Espanha chega-se à costa atlântica de França, antes das zonas costeiras do Reino Unido e Irlanda e da Noruega, até aos fiordes.

O projeto que agora será implementado no Algarve procura estimular, estruturar, promover e monitorizar a oferta turística clicável do Algarve, aumentar a procura turística impulsionando a economia local e gerando emprego e proporcionar condições aos turistas e população residente para usufruir do ciclismo como atividade de lazer.

Comments (1)

Leave a comment

X