fbpx

Algarve volta a contar com programa cultural de 525 iniciativas

‘Um território de sol para as artes’ é o mote para a 2ª edição do programa cultural ‘365 Algarve’, que regressa oficialmente em outubro à região com uma agenda que já inclui 525 iniciativas.

Depois do sucesso da 1ª edição, os Ministérios da Cultura e da Economia voltaram a unir esforços e disponibilizaram 1,5 milhões de euros para promover inúmeras iniciativas culturais durante os meses da época baixa na região. “Queremos superar as expetativas de todos: nossas e do público. Para isso importa a qualidade da programação, inteiramente constituída por propostas dos agentes culturais e de animação turística algarvios”, escreveu Dália Paula, comissária do programa, em comunicado.

Para esta edição, o Governo salienta que foram recebidas 135 propostas artísticas, de 97 entidades e selecionados 24 projetos. Destes, resultam as 525 iniciativas previstas para decorrer até maio de 2018. O objetivo continua a visar “o estímulo à criação e à oferta cultural no Algarve e ao enriquecimento da experiência turística, durante os meses da época baixa tornando, desta forma, o Algarve um destino turístico mais sustentável, capaz de atrair e satisfazer, durante todo o ano, quem visita o Algarve”.

Nos próximos meses, há quatro eventos que regressam: LUZA, Festival Internacional de Luz do Algarve (24 a 26 de novembro, em Loulé), Festival do Contrabando (23 a 25 de março, em Alcoutim), Festival Algarve Jazz Gourmet Moments (25 a 27 de maio em Lagos) e projeto Lavrar o Mar, que terá iniciativas de outubro a maio em vários pontos.

O programa incluiu também novas apostas, como a Festa dos Sentidos (outubro a novembro, em Lagos), ‘Um Certo Ponto de Vista (outubro a maio, em Faro, São Brás de Alportel e Portimão), AlGharb.Come (novembro a maio, em Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim), Festival das Artes Performativas de Tavira (janeiro e fevereiro), entre muitas outras.

Haverá ainda festivais, exposições, animação de património, cinema, teatro, circo contemporâneo, música e gastronomia. Para conhecer as novidades da programação pode consultar a página do evento.

Leave a comment

X