fbpx

Algarve promove a mobilidade sustentável

O Algarve tem um novo projeto que permite identificar as tendências e as preferências de mobilidade nos concelhos locais. Através da aplicação VAMUS que está disponível para todos os smartphones, turistas e residentes podem partilhar as suas deslocações.

VAMUS – Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve é uma ideia da AMAL – Associação de Municípios do Algarve e pretende planear ações sobre os transportes particulares e coletivas com a vista a que as deslocações dentro e entre cidades algarvias sejam mais eficientes, mais inclusivas e mais amigas do ambiente.

A aplicação lançada pela AMAL, e que pode ser consultada aqui, permite conhecer a rede de transportes públicos existentes, rever os percursos realizados, descobrir alternativas e ter acesso à rede georreferenciada de infraestruturas de apoio às deslocações em bicicleta ou em viaturas elétricas.

Posteriormente, os dados recolhidos permitem fazer uma análise para uma melhor projeção de soluções para o futuro da mobilidade sustentável na região. Os objetivos finais deste projeto passam pela incorporação de medidas a adotar por cada um dos intervenientes na mobilidade, aproveitando eventuais fontes de financiamento da União Europeia, e por novas abordagens para o desenvolvimento e implementação do Plano de Mobilidade e Transporte Intermunicipal.

Numa altura em que se assinala a Semana Europeia da Mobilidade, a AMAL promove um passatempo em que convida todos a descarregar a aplicação e a contribuir para a recolha de dados, habilitando-se ao sorteio de uma bicicleta e de outros brindes.

Leave a comment

X