fbpx

Algarve convida a descobrir a região de bicicleta

Gosta de andar de bicicleta? Então agora é ainda mais fácil descobrir o Algarve. A Região de Turismo (RTA) acaba de lançar o Guia de Percursos de Ciclismo de Estrada, que recomenda 41 trajetos com diversos níveis de dificuldade. E até há um capítulo exclusivo para os mais experientes na modalidade.

O Guia, publicado em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, organiza os percursos em 3 zonas (Este, Central e Oeste) e por níveis de dificuldade e dispõe de trajetos em todos os concelhos algarvios. Para os que têm menos prática, são aconselhados os 3 primeiros níveis. O quarto nível é destinado a quem já tem experiência na modalidade. Há ainda um capítulo exclusivamente dedicado aos ciclistas regulares ou de competição com 16 zonas de treino específico, com dicas sobre inclinação, altitude e desníveis.

Desidério Silva, presidente da RTA, explica que o objetivo “mostrar que temos ótimas condições para a prática do cicloturismo e do ciclismo, responsáveis por vários milhões de viagens anuais na Europa”. O projeto surge na sequência do programa Cycling & Walking, que pretende reforçar o segmento do Turismo de Natureza e captar mais visitantes durante as épocas baixa/média, aumentando a competitividade.

“Este guia é inovador. Trata-se da primeira publicação do género editada na região e surge um ano depois de termos começado a desenvolver o Cycling & Walking no Algarve, um nicho turístico relacionado com o produto Turismo de Natureza. Com ela queremos mostrar que temos ótimas condições para a prática do cicloturismo e do ciclismo, responsáveis por vários milhões de viagens anuais da Europa”, sublinha Desidério Silva.

O guia, que para já tem uma distribuição de 1500 exemplares, vai ser distribuído de forma gratuita em ações promocionais da RTA. Além da informação básica, o livro disponibiliza ainda um QR Code (código de barras bidimensional) para cada percurso, que permite ao utilizador aceder a partir do smartphone aos detalhes do trajeto que pretende efetuar.

Leave a comment

X