fbpx

Algarve apresenta as suas melhores receitas às ‘7 Maravilhas à mesa’

Que os pratos e petiscos portugueses são apreciados dentro e fora de portas, já se sabe, mas agora a gastronomia portuguesa chega a outro patamar. Em 2018, vão ser eleitas as melhores receitas nacionais e o Algarve concorre com diversas receitas que vão do mar à serra.

 Siga-nos no Facebook.

“Chegou a hora de elegermos alguns dos patrimónios mais apreciados pelos portugueses: a Gastronomia associada aos Vinhos e a Roteiros Turísticos. Vamos votar o prazer de estar à mesa e também o prazer de ir para lá, de lá chegar, de lá estar. Trata-se por isso de comer, de beber e de andar por roteiros turísticos, desfrutando do melhor que a vida tem para nos oferecer” sublinha Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

As candidaturas algarvias já foram apresentadas ao concurso e as propostas estendem-se do mar à serra e contemplam todas elas o devido acompanhamento de vinhos locais. Lagoa leva a sardinhas ‘de boa morte’, papas de milho, lulas cheias, feijão com couve e carnes de salgadeira. Já a Ilha da Culatra sugere panados de peixe-aranha e cataplana de peixe e marisco.

De Tavira chega uma mesa que só podia homenagear o seu património gastronómico de maior relevo: a dieta mediterrânica. Amêijoas da Ria Formosa, caldeirada de bife de atum fresco, salada de ovas de polvo ou arroz de ostras com espumante são algumas das sugestões. Cataplana com ouriços-do-mar e lapas, frango à guia, carapaus alimados e javali são as propostas de Albufeira.

O processo é semelhante aos anteriores concursos. As propostas serão analisadas por um júri que irá selecionar um total de 49 pré-finalistas, sete por cada região de Portugal, onde se inclui o Algarve. Depois será o público novamente a votar pela melhor proposta de cada região. Enquanto se desenrola o concurso, o melhor é ir provando todos os pratos!

Leave a comment

X