fbpx

Alcoutim celebra o figo-da-índia

Habituámo-nos a ver esta planta aqui e além sem lhe dar a devida importância. A verdade é que o figueira-da-índia apresenta cada vez mais uma oportunidade económica e oferece uma variedade gastronómica. É neste sentido que Alcoutim se prepara a celebrar o seu fruto, entre agosto e novembro.

“Unicidade, sublimidade e versatilidade” são os adjetivos encontrados pela autarquia que se declara ‘Capital do Figo da Índia’ para descrever a planta. A colheita deste fruto “doce e suculento” ocorre precisamente entre agosto e setembro.

Para celebrar a colheita, Alcoutim prepara o 2º concurso fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica e as 3ªs Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica de Alcoutim e o 7º concurso ‘Aromas e Sabores com figo-da-índia’.

O programa de atividades “conta com a degustação de inovadoras receitas feitas com o figo-da-índia, um convite aos amantes da fotografia e a presença de especialistas de renome internacional, que estarão em Alcoutim para debater, aprofundar e promover a figueira e o figo-da-índia enquanto produtos endógenos de grande importância no contexto de desenvolvimento da região”, sublinha a Câmara de Alcoutim.

‘Concelho de Alcoutim – Capital do Figo da Índia’ é organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim e Junta de Freguesia de Martim Longo, em colaboração com a CGFI – Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira-da-índia, a ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo, a APROFIP – Associação de Produtores de Figo Índia de Portugal e o CRCL – Centro Recreativo e Cultural do Laborato.

PROGRAMA COMPLETO:

7º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia” │ Salão da Junta de Freguesia Martim Longo, Martim Longo
2 de Setembro de

2º Concurso fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica │ concelho de Alcoutim
Entrega de Fotografias: 2 de Novembro
Entrega de prémios: 11 de Novembro
Exposição: 11 e 12 de Novembro

3ª Jornadas Técnicas “Opuntia ficus-indica de Alcoutim” │ Pavilhão Municipal José rosa Pereira, Martim Longo
11 de Novembro
Integradas na Feira da Perdiz

Leave a comment

X