fbpx

Abril vai levá-lo a descobrir boas propostas culturais

O programa ‘365 Algarve’ está quase a fazer a sua paragem de verão, mas antes apresenta um programa recheado de boas propostas de cinema, artes visuais, dança, música, teatro e atividades do património. Em abril, há muito a acontecer.

 Siga-nos no Facebook.

No teatro, há uma peça que obedece a um código de vestuário: fato de banho, roupão e chinelos. ‘Mar Adentro – Teatro Aquático’ acontece nas Piscinas Municipais de Monchique e recria elementos marinhos como golfinhos ou cavalos-marinhos. Para ver de 5 a 8 de abril. Já ‘Regresso à Palestina’ apresenta histórias reais de vários Campos de Refugiados palestinianos. Pode ser vista em sessão única, a 13 de abril, no Cineteatro Louletano.

Enquanto a 33ª edição do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve continua a levar a música erudita a dversos palcos do Algarve, a 6 de abril, o Auditório Municipal de Lagoa recebe ‘Iberia’ com a Orquestra Clássica do Sul, a guitarrista Gaëlle Solal e o maestro Martin André. A Orquestra Clássica do Sul vai também a Tavira, a 20 de abril, levar ‘Os Sons e os Perfumes’ à Igreja do Carmo, em Tavira, com direção do maestro Rui Pinheiro.

A Quinta do Outeiro, em Silves, recebe a primeira de duas sessões do Jazz nas Adegas, a 7 de abril, com o trio Alexandre Dahmen, Mário Costa e José Carlos Barbosa. Uma semana depois, no dia 14, Miss Manouche leva o ritmo swing à Quinta da Malaca, em Pêra.

E porque cultura também é sinónimo de gastronomia, o Festival AlGharb.Come vai andar pelo Sotavento. No dia 7, leva ao Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, ‘Fado e Flamenco’. No dia 14, a Casa do Sal, em Castro Marim, recebe um showcooking às 10:00 e um jantar gourmet, às 20:30, acompanhado do Espectáculo de Flamenco.  O Masterchefs do Guadiana acontece no Centro Histórico de Vila Real, no dia 21. Finalmente a 28, acontece um passeio fotográfico com degustação gastronómica e espectáculo de flamenco em Alta Mora, Guerreiros do Rio.

‘Cataplay’ continua a sua digressão a 8 de abril no Museu Municipal de Faro e a 22 no Mercado da Ribeira, em Tavira. O espectáculo junta as tradições gastronómicas do Algarve com música.

Elisabete Maisão apresenta a exposição ‘Refúgio e Segregação’, um conjunto de fotografias que retrata o movimento migratório de milhões de exilados em campos de refugiados de todo o mundo. Está patente até 6 de abril no Edifício dos Antigos Paços do Concelho em Lagos, e a partir do dia 7 até 19 de maio na Galeria do Mar, em Quarteira.

No cinema, Video Lucem continua a sua programação na Sé de Silves, a 6 de abril, com a exibição dos filmes de Manoel de Oliveira ‘Douro, Faina Fluvial’.

No mês em que se celebra o Dia Mundial da dança, a 29, a programação do 365 Algarve, tem uma agenda cheia. A 4ª edição do Festical Encontros de DeVIR promove vários espectáculos. ‘Romnia’ de Belén Maya aborda temos como a escravidão, o holocausto e as limpezas étnicas ao som de uma banda sonora vigorosa. Para ver no dia 14, às 12:00 na Cerca do Convento em Loulé e às 21:30 no Teatro das Figuras, em Faro.

Ainda em Loulé, Tim Casson apresenta ‘Fiend’ a 28 de abril, num solo que recorre às novas tecnologias e que pode ser visto no Cine-Teatro. Às 11:30, o inglês apresenta-se ainda com The Dance WE Made na Cerca do Convento.

Além de espectáculos e gastronomia, o programa cultural do Algarve inclui ainda visitas pelo património. Em Lagos, ‘Compromisso Marítimo’ é uma viagem de quatro horas através da etnografia, históri, gastronomia e de manifestações culturais e artísticas da cidade. Acontece a 7 de abril no Parque Dr. Júdice Cabral e inclui jantar. Também em Faro, a cidade continua a desvender o seu património em mais uma sessão a decorrer no dia 26.

Pode consultar toda a programação do 365 Algarve aqui.

Leave a comment

X