fbpx

6 destinos para fazer uma escapadinha neste outono

Sim, é verdade. Já estamos no outono, mas as temperaturas ainda cheiram a verão e convidam a sair de casa e fazer uma escapadinha. E se não teve oportunidade durante as férias estivais, esta é uma boa altura para se fazer à estrada e descobrir aqueles locais que marcou no mapa para visitar.

Costa Vicentina – Partir à descoberta da Costa Vicentina é partir à aventura para outro mundo, bem diferente do restante Algarve e ainda mais diferente do resto do País. Este é um ecossistema único na Europa e para descobri-lo o melhor é percorrer os trilhos da Rota Vicentina, onde vai encontrar plantas e animais únicos, e na maior parte do caminho com vista para o mar. E não se esqueça de experimentar os percebes em Vila do Bispo, ou a batata-doce de Aljezur.

Monchique – Ali bem perto da Costa Vicentina e do mar, esconde-se um paraíso verde. Monchique é também o nome da serra que conserva águas termais e produz produtos fantásticos como mel, enchidos e medronho. Tudo isto para saborear no ponto mais alto do Algarve, a Fóia, que oferece uma vista desde Albufeira até à serra da Arrábida, em dias bons.

Ria de Alvor – Praia, canais, lagoas e sapais confundem-se aqui num só cenário. Ao longo dos seus 1500 hectares, existe um conjunto de habitats naturais e semi-naturais com grande diversidade de fauna e flora. E além de puder degustar os deliciosos mariscos vindos da ria, pode também observar as dezenas de espécies de aves que aqui habitam ou que para aqui migram durante o outono.

Loulé – Entre o mar e a serra, há pequenos paraísos para descobrir. Loulé tem o dom de conservar as típicas aldeias de casario branco, como Alte, Salir ou Querença. Entre uma e outra, há tempo e tranquilidade para apreciar o melhor que o Barrocal algarvio tem para oferecer. E visitar as fontes que dão outro encanto à paisagem.

Tavira – À beira da Ria Formosa plantada, Tavira é no outono tomada de assalto pela tranquilidade que se faz ouvir no canto dos grilos. Um passeio pelo campo ou pelos canais da Ria Formosa são pontos obrigatórios numa agenda, que não dispensa algum tempo de relaxe nas praias agora quase desertas.

Guadiana – Quando sugerimos Guadiana também nos estamos a referir ao rio, mas não só. Longe dos dias quentes de verão, Castro Marim e Alcoutim estão agora prontos para o receber. No primeiro pode deleitar-se com a vista e visitar as salinas. Depois apanhe um barco e observe toda a zona ribeirinha de Vila Real de Santo António até Alcoutim, onde se pode deleitar com a paz do casario branco e com uma gastronomia que junta o rio e a serra.

Leave a comment

X