fbpx

5 tradições algarvias do Dia 1 de Maio

O dia 1 de Maio é mundialmente conhecido por ser o Dia do Trabalhador. É um dos mais celebrados a nível mundial, mas no Algarve, a tradição de festejar o primeiro dia do quinto mês do ano já vem de tempos remotos e apresenta diversas manifestações. Entre no espírito e comece o maio em festa com cinco tradições locais.

 Vamos socializar. Estamos no Facebook.

‘Maios’ ou ‘Maias’

Uma das tradições mais antigas são os Maios ou Maias, consoante o género, dos bonecos cheios de trapos ou papel de jornal colocados nas ruas, jardins, ou até telhados. Os bonecos são enfeitados durante a noite de 30 de abril para 1 de maio a gosto dos seus executantes, normalmente com flores campestres. Mas também podem ter um caráter crítico ou até satírico. É um elemento de modernidade da antiga tradição romana, que comemorava a primavera e a fecundidade, prestando culto à natureza.

‘Atacar o maio’

Manda a tradição que no primeiro dia do mês se deve ‘Atacar o Maio’. A tradição nada tem de violento, mas antes é extremamente muito saborosa. Devem-se comer figos condimentados com erva-doce ou outros frutos secos. Obrigatório é o copo de aguardente de medronho.

Festas populares

As festas populares são outro ponto importante para festejar este dia. Por diversas aldeias do Algarve, em particular do interior, há festejos tradicionais, com muita animação. E se não houver festa, há de certeza um bailarico em qualquer lado ao som de música popular.

Caracóis

Outra das tradições mais caraterísticas desde dia é um verdadeiro festim para os amantes do petisco: comer caracóis! Por todo o lado, cafés e restaurantes servem estes pequenos seres. Se não gostar, junte-se no convívio!

Piqueniques

Maio é tempo de primavera e de bom tempo. Por isso, este dia é também um momento ideal para fazer piqueniques, normalmente no campo. Prepare a merenda e embrenhe-se nas paisagens campestres do Algarve.

Leave a comment

X