fbpx

5 praias fluviais para desfrutar no Algarve

O Algarve é sinónimo de praia, de areais dourados ou areais a perder de vista, mais ou menos ondas e águas quentes. Mas longe do mar, também há espaços onde se pode refrescar e relaxar ao sol ou à sombra de árvores. Vamos descobrir algumas das praias fluviais do Algarve.

A praia do Pego do Fundo em Alcoutim é a única oficialmente certificada nesta categoria. Situada na margem direita da Ribeira de Cadavais quase junto à sua foz no Rio Guadiana, esta praia oferece todas as condições de apoio e segurança para um dia bem passado. E por se encontrar em pleno interior algarvio, é uma boa solução para quem está mais longe do litoral.

O Sítio das Fontes, no interior do concelho de Lagoa, é uma boa opção para quem gosta de se refrescar sem areia nos pés. Apesar de não ser oficialmente uma praia fluvial, é muito procurada também pelo parque em que está inserida, o qual oferece uma grande diversidade de ambientes paisagísticos. Aqui encontra ainda um antigo moinho e uma típica casa algarvia recuperados e um percurso para praticar exercício físico. Se quiser, pode descansar à sombra ou aproveitar a zona de merendas.

O estuário do Rio Arade, que separa Portimão de Lagoa, oferece um areal enquadrado por arribas desgastadas e repletas de vegetação. Aos pés de Ferragudo, oferece vista não só para a zona ribeirinha de Portimão, como também para o Forte de São João de Arade, outrora usado como sistema de defesa. De águas calmas, esta praia é ainda ideal para quem gosta de pescar com cana.

A foz da Ribeira de Aljezur oferece uma praia mais tranquila do que a praia da Amoreira-Mar, que se encontra a poucos metros e com vista para o Atlântico. Para chegar aos longos areais tranquilos adjacentes à Ribeira, pode usufruir dos passadiços com vistas fantásticas. Com a maré alta pode nadar tranquilamente até à outra margem e, se a maré estiver baixa, até pode ir a pé.

Já nos últimos metros do Algarve antes de entrarmos no Alentejo, estende-se a praia fluvial da Ribeira de Seixe, que dá nome à povoação local: Odeceixe. A água por aqui também é salgada e influenciada pelas marés, mas a falta de ondas proporciona uma piscina improvisada e natural.

E em breve, surgirá uma nova praia na Barragem de Odeleite, em Castro Marim, num projeto que oferecerá todas as condições de apoios e segurança.

Leave a comment

X