fbpx

4 municípios recebem bandeira do desenvolvimento sustentável

Quatro municípios algarvios foram distinguidos com o galardão ECOXXI 2017, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que reconhece e valoriza as boas práticas do desenvolvimento sustentável em particular, a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Lagos, Albufeira, Loulé e Tavira foram os municípios algarvios que voltaram a receber a bandeira verde. Os quatro concelhos cumpriram um Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI superior a 50%, relativo a 21 indicadores obrigatórios.

Tavira alcançou um Índice de 66%, acima dos 62% de média nacional, destacando-se essencialmente nas áreas de informação disponível aos munícipes, cooperação com a sociedade civil, certificação em sistemas de gestão de qualidade, qualidade da água para consumo humano, qualidade dos serviços de águas prestados, agricultura e desenvolvimento rural sustentável e turismo sustentável.

Entre os 21 indicadores para alcançar este galardão, estão ainda políticas em ações em torno de temas considerados chave como, Conservação da Natureza e do Ar, Energia, Resíduos, Mobilidade, Ruído, Agricultura, Ordenamento do Território, Gestão e Conservação da Natureza, Implementação do Programa Bandeira Azul, ou Participação, Cidadania e Governança.

O galardão foi entregue no final de setembro no Centro de Congressos do Estoril, onde outros 42 municípios a nível nacional foram distinguidos.

Leave a comment

X