fbpx

15 praias algarvias com zero poluição

As praias algarvias continuam a apresentar padrões de qualidade excelentes. Para esta época balnear, existem 15 praias em toda a região nas quais “não foi detetada qualquer contaminação nas análises efetuadas ao longo das três últimas épocas balneares”, de acordo com a Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero. O número é quase metade do registado a nível nacional.

Os concelhos algarvios da Costa Vicentina lideram a lista de concelhos com mais praias com zero poluição, com quatro praias, cada um. São elas Amado, Monte Clérigo, Odeceixe-Mar e Vale dos Homens, em Aljezur, e Almadena-Cabanas Velhas, Boca do Rio, Ingrina e Zavial, em Vila do Bispo.

Tavira apresenta três praias que nos últimos três anos mantiveram os padrões de excelência: Cabanas-Mar, Ilha de Tavira-Mar e Terra Estreita. As restantes zonas balneares distinguidas são Vilamoura, em Loulé, Armona-Mar e Fuseta-Mar, ambas em Olhão, e Fábrica-Mar, em Vila Real de Santo António.

O Algarve tem assim 15 praias de qualidade excelente entre as 33 que foram distinguidas a nível nacional. Estas zonas apresentaram sempre valores zero ou inferiores ao limite mínimo de deteção em todas as análises realizadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados. Isto é, “em todas as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias”, garante a associação liderada por Francisco Ferreira.

Leave a comment

X