fbpx

10 presépios que não pode perder este Natal

Natal é sinónimo de festa, animação, luzes e, claro, presépios, umas mais tradicionais, outras mais originais. Nesta quadra natalícia, a tradição mantém-se e há diversas representações para conhecer. O AlgarveAdviser apresenta a melhores sugestões para conhecer este ano.

 Inscreva o seu negócio no AlgarveAdviser e conheça as vantagens e as oportunidades.

Vila Real de Santo António

É talvez o mais conhecido e, sem dúvida, o maior. O presépio de Vila Real de Santo António continua a surpreender pelos números: 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 2500 quilos de cortiça, 5 mil figuras que ocupam um total de 220 metros quadrados. Na sua 15ª edição, as novidades são a recriação do obelisco da cidade de VRSA, as antigas cabanas da praia de Monte Gordo ou a recriação de episódios cristãos e pagãos. Para completar a obra, foram precisas 2500 horas distribuídas por 40 dias de trabalho. A entrada custa 50 cêntimos e reverte para o Centro de Acolhimento Temporário ‘Gente Pequena’.

Castro Marim

Este é um dos casos em que a tradição se une à originalidade. A tradicional cena de Natal é representada com um produto típico e emblemático de Castro Marim: o sal. Para a construção deste presépio, foram precisas 6 toneladas de sal, que compõem o cenário instalado na Casa do Sal até 1 de janeiro.

Odeleite

Apenas nos dias 16 e 17 de dezembro, a aldeia de Odeleite, em Castro Marim, apresenta o Presépio Vivo, em que serão diversas recriações históricas. Há ainda animações para todos e um mercadinho com produtos típicos.

Loulé

Loulé apresenta quatro exposições de diversas origens. A Alcaidaria do Castelo apresenta o tradicional presépio algarvio feito com frutas regionais e pequenas searas. Na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, também na zona histórica da cidade, o pediatra e artista Francisco José apresenta um presépio de sua autoria. Já na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, pode visitar a exposição ‘Um Mundo de Presépios’ da coleção particular de Anabela Guerreiro. As ruas e alguns locais da freguesia de Alte recebem o V Roteiro de Presépios.

Estamos no Facebook. Faça gosto e esteja sempre atualizado do melhor do Algarve.

 

Albufeira

Com 75m2 e feito com musgo, areia, pedras, cursos de água, construções europeias e árabes, os Bombeiros de Albufeira voltam a apresentar um presépio feito pelos seus elementos e que apela à solidariedade. O Presépio pretende recriar não só o nascimento de Jesus, como uma linha cronológica até aos dias de hoje, incluindo as atividades dos Bombeiros.

Guia

Entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz é possível visitar o Presépio de rua da autoria da escultura britânica Toin Adams e composto por 30 figuras.

Portimão

Também Portimão vai ter um presépio de rua. O Largo da Mó volta a receber a representação em tamanho real, que já é uma tradição da cidade.

Leave a comment

X